A Maldição 27
Elvis começou a se interessar por magia quando percebeu que antigas seitas odinistas usavam magia. Ele pensou que também poderia usar, mas não como um adorador de Odin, e sim usando contra Ele próprio. Assim, Elvis começou a procurar amigos ou participantes de seitas que pudessem lhe apontar o caminho certo para destruir o plano de Odin. Então descobriu a história de um homem famoso no mundo do Blues, chamado Robert Johnson, que faleceu em 16 de agosto de 1938, aos 27 anos. Nunca se soube a verdadeira causa da morte de Robert, o que dava margem à teorias como whisky envenenado, sífilis aguda, até assassinato com headshot. Mas a teoria mais polêmica era de que Robert tinha feito pacto com o Diabo para conseguir fama e fortuna, e por alguma razão Satanás quis levar o artista pro Inferno antes do prazo. As pessoas que diziam isso se baseavam na forma que o cantor fazia seus shows e os títulos de suas músicas...
Nos shows, Robert não ficava de frente pro público, e sim de costas para ele. Diziam que o cantor ficava com os olhos amarelos, por estar possuído pelo Demônio nos shows. E sobre as músicas... veja alguns títulos:
* Crossroad Blues - Encruzilhada do Blues: Encruzilhadas são conhecidas na cultura popular por serem lugares onde são feitos pactos com demônios. Provavelmente Robert tirou a inspiração para esta música de seu suposto pacto.
* Preaching Blues (Up Jumped the Devil) - Pregando Blues (indo ao Diabo): Não há muito a dizer sobre esta letra... está explícita.
* Hellhound on My Trail - Hellhound no meu caminho: Hellhound é um cão sobrenatural, que é descrito em várias mitologias e folclores. Na Grécia, por exemplo, este cão tinha 3 cabeças e guardava a porta do Inferno (como o Fofo descrito em Harry Potter e a Pedra Filosofal). Mas outras lendas dizem que o Hellhound é um cão vindo do Inferno, que busca pessoas que tenham feito pacto com o Diabo.
Morte misteriosa, evidências e comportamento estranho... Robert claramente fez pacto, e isto interessou muito Elvis Presley. Vendo que um homem conseguiu o sucesso com um pacto, Elvis pensou que recuperar sua fama fazendo com Robert, e se conseguisse, fazer um acordo extra para ajudá-lo a se vingar de Deus Metal. O cantor então procurou livros de magia negra com o intuito de invocar um demônio. Até que um dia...
Não se sabe como (na verdade se sabe sim, mas isto é assunto para outro artigo), Elvis conseguiu invocar Lilith, um demônio feminino que havia sido a primeira mulher de Adão, e expulsa do Jardim do Édem por ter desobedecido as vontades de Deus. Lilith perguntou quem era o gordo que a tinha invocado, e Elvis respondeu:
- Sou Elvis Aaron Presley, e te invoquei para me ajudar. Quero minha fama de volta e...
- Espera aí, oi, eu estava torturando umas almas e você me vem pedindo fama?? Ah, me poupe! Se fosse uma coisa maior até pensaria em OUVIR, mas você não parece valer grande coisa. Já estou indo...
- Espere!, há uma coisa maior. Eu era discípulo de Odin, um deus antigo que devia ser seu conhecido, não sei, mas ele está tentando formar uma nova religião, e eu queria destruí-la... com a sua ajuda, talvez...
- Odin tentando reconstruir seu reinado de volta? Hmm... se eu te ajudar... o que eu vou ganhar? A sua alma eu não quero.
- Olhe, estou tentando formar uma nova religião, que seja oposta ao que Odin planeja. Talvez você possa ser a soberana desta nova igreja e... bem, é só uma ideia.
- Eu, dona de uma religião... interessante. Nunca fui condecorada como deusa, pelo menos não com o nome certo... E ela pode servir para o meu chefe depois... Está bem, está feito o acordo.
Presley conseguiu fazer o pacto com Lilith para ajudá-lo a criar a religião do Pop, mas não conseguiu sua fama de volta, pois Lilith simplesmente não quis (¬¬). Mas, como a intenção inicial era fazer dois pedidos, Lilith deixou Elvis desejar outra coisa. E ele disse que queria acabar com os maiores ídolos do Rock que estavam fazendo mais sucesso que ele, ou que ainda iriam fazer. Elvis ainda acrescentou que os queria mortos aos 27 anos, em homenagem à Robert Johnson que o inspirou a fazer este pacto. Com este novo acordo, mortes misteriosas foram acontecendo aos maiores ídolos do Rock na época, e todos com a mesma marca, a idade de 27 anos.
Aqui vai a lista do chamado Clube 27:
Brian Jones
Brian Jones foi um dos homens que fundaram o Rolling Stones, mas não aproveitou o sucesso de sua banda e preferiu se isolar, aproveitando sozinho uma vida de luxo e excessos. Até que um dia Brian morreu em 3 de julho de 1969, afogado na piscina de sua mansão que estava sendo reformada. Anos mais tarde, o reformador da mansão Frank Thorogood revelou que afogou Brian acidentalmente durante uma discussão, pois o artista não lhe pagou o que devia.
Alan Wilson
Alan era líder, vocalista e compositor da banda de Blues Rock, Canned Heat, e já tinha tentado suicídio duas vezes. Então Alan finalmente conseguiu morrer (ô maldade...) em 3 de novembro de 1970 por overdose de drogas. MAS, a causa da morte dele até hoje não é certa, por causa dos resultados da necrópsia não-concluídos.
Jimi Hendrix
Infelizmente esta maldição também se abateu ao Filho da Santíssima Trindade Jimi Hendrix. Ele foi encontrado morto no dia 18 de setembro de 1970, por se sufocar com seu próprio vômito, devido a uma overdose de vinho tinto e medicamentos. Essa explicação é bem mal-explicada, não é? Felizmente uma explicação melhor surgiu quando o livro "Rock Roadie" foi lançado. Este livro foi escrito por James Wright, um roadie que acompanhava o Jimi Hendrix Experience. No livro é revelado que Hendrix foi assassinado por seu empresário Michael Jeffery, e sua morte foi resultada por um esquema de seguro.
Janis Joplin
Além de ser a primeira mulher rockeira, Janis Joplin também foi a primeira que morreu de overdose. Ela era viciada em heroína, e até tentou largar o vício num tratamento feito aqui no Brasil, mas ele não foi seguido e Joplin faleceu em 4 de outubro de 1970.
Jim Morrison
O vocalista do The Doors, Jim Morrison também está nessa lista, e faleceu em 3 de julho de 1971. Ninguém sabe ao certo do que ele morreu. Dizem que foi overdose de heroína, mas amigos e conhecidos do músico afirmaram que Jim não era usuário dessa droga. Mas por ironia do destino, Jim costumava dizer que quando completasse 27 anos morreria como Jimi, Brian e Janis. Ele só estava brincando, mas aconteceu...
Ron "Pigpen" McKerman
Pigpen era o faz-tudo na banda Grateful Dead. Era vocalista, guitarrista, percussionista, tecladista, além de ser um dos membros fundadores. Entre um serviço e outro, arrumava um tempo para se embebedar, mas de ficar MUITO bêbado. Isso o levou à uma hemorragia gastrointestinal, falecendo em 8 de março de 1973.
Pete Ham
Pete era o guitarrista e vocalista da banda de Rock Badfinger, vinda do País de Gales (uau). Pelo fim de 1974 e começo de 1975, a banda teve problemas financeiros com sua gravadora, um fato que mexeu muito com Ham. A tristeza do artista piorou quando o empresário Stan Polley fugiu com o dinheiro da banda. Se sentindo culpado por ter envolvido seus colegas de banda e famíla naquela situação, Pete cometeu suicídio em 24 de abril de 1975, deixando uma namorada grávida.
Dave Alexander
Dave Alexander era baixista do The Stooges, e bebia cerveja sem moderação. Isso resultou em morte devido à pancreatite, no dia 10 de fevereiro de 1975. Bom... isso é tudo. Não se pode falar muita coisa sobre baixistas...
Gary Thain
Gary foi o terceiro baixista da banda de Hard Rock, Uriah Heeps, e sua passagem pelo grupo foi rápida. Em 15 de setembro de 1974, Gary foi atingido por um choque elétrico num show em Dallas, no Moody Coliseum, e ficou gravemente ferido. E como já era viciado em heroína há um tempo, o baixista não conseguia mais se apresentar bem, o que deu em sua demissão da banda em 1975. No mesmo ano, no dia 8 de dezembro, Gary foi encontrado morto por insuficiência respiratória, causada por overdose de heroína.
Chris Bell
Chris Bell foi cantor, guitarrista e compositor da banda de Power Pop (um nome pra Pop Rock britânico) Big Star, famosa nos anos 70. Chris faleceu em 27 de dezembro de 1978, quando sofreu um acidente de automóvel em Memphis.
D. Boom
D. Boom foi o guitarrista do trio punk Minutemen, banda dos Estados Unidos. Sua morte aconteceu em 22 de dezembro de 1985, quando D. Boom viajava de van pelo deserto do Arizona. O guitarrista que não estava usando cinto de segurança, foi jogado pra fora de sua van, causando morte instantânea. O falecimento do artista forçou o Minutemen a acabar, e também causou uma depressão profunda em seu amigo de banda Mike Watt, que ficou depressivo até receber o apoio do Sonic Youth.
Pete de Freitas
Além de baterista do Echo & The Bunnymen, Pete era produtor, e faleceu devido a um acidente automobilístico após ter perdido o controle de sua moto. Sua data de despedida deste mundo: 14 de junho de 1989.
Kurt Cobain
O Espírito Santo também morreu aos 27 anos, mais especificamente em 5 de abril de 1994. Sua morte é cheia de teorias conspiratórias. Uns dizem que ele foi morto pela CIA, outros pelo governo dos Estados Unidos, mas a morte aceitável e oficial até agora é de que foi suicídio. Kurt deixou sua mulher Courtney Love viúva e uma fortuna pra ela...
Kristen Pfaff
Kristen faleceu 2 meses depois de Kurt, em 16 de junho de 1994. Ela era baixista da banda Hole, liderada por Courtney Love. A história oficial da causa mortis de Kristen é overdose de heroína. MAS, você percebeu que Courtney estava envolvida nestas últimas duas mortes: Não é coincidência. Desde o artigo "Mulher combina com Rock N' Roll?" que esta Bíblia conhece a verdade: Courtney Love foi possuída por Lilith, e matou Kurt e Kristen. Mas por que a própria Lilith faria esse trabalho sujo, em vez de influenciar mentes, como já fez antes? Simples: Lilith queria matar Kurt Cobain pessoalmente, porque sabia que se matasse o Espírito Santo, o Rock seria condenado ao fim. E a morte de Kristen foi um bônus..... Lilith adora torturar almas. Lilith poderia matar a Kristen Stewart também, mas deixa pra lá.
Todos estes artistas foram mortos por causa do pacto que Elvis fez com Lilith, fazendo a Igreja Universal Iniciática Pop ser criada. Depois Deus Metal descobriu o que Presley tinha feito e o amaldiçoou até a aus morte. Esta é a história gloriosa e trágica do nascimento do Rock, que ficou em boas mãos com os seguintes discípulos de Deus Metal... e isto pode ser visto no 2º capítulo Beatles.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Os maiores guitarristas do mundo
Jimi Hendrix
Banda: The Jimi Hendrix Experience
País: EUA
Estilo: Rock Psicodélico
Título recebido: Melhor guitarrista do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Purple Haze
A história de Hendrix começou quando participava de bandas menos conhecidas, que serviram pra adquirir experiência como músico, além de ter recebido muita influência do Blues. Então o músico foi descoberto por Char Chandler do grupo The Animals, que ajudou Jimi a formar o The Jimi Hendrix Experience. Com o lançamento do CD "Are You Experienced?", Jimi Hendrix conseguiu sucesso e reconhecimento. E detalhe: o CD só não ficou em 1º lugar nas paradas porque os besouros Beatles já existiam.
A imagem de Jimi Hendrix foi imortalizada quando o músico foi convidado por Paul McCartney a tocar num festival em Londres. Neste dia Jimi tocou, fez seu barulho, e no final do show quebrou a sua guitarra lançando-a contra o chão. Este fato lhe rendeu fama pra ele mesmo e pro modelo da guitarra, que era justo uma Fender Stratocaster.
Depois de umas brigas internas, o Jimi Hendrix Experience se dissolveu, mas pouco tempo depois o músico formou uma nova banda chamada Gypsy Suns and Rainbows, e participou do famoso Festival de Woodstock. E muito tempo depois Jimi morreu aos 27 anos engasgado no próprio vômito, provocado por ninguém sabe o quê. Se quiser mais detalhes, leia A Maldição 27.
Jimmy Page
Banda: Led Zeppelin
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O cara
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Stairway to Heaven
Jimmy Page é tido como o criador do Rock britânico, influenciando todos os artistas que surgiram entre 1963 a 66. O músico havia sido convidado duas vezes a tocar com o Yardbirds, que já havia feito parceria com Page na produção do single "Beck's Bolero". Cedendo aos pedidos, Jimmy acabou entrando para o Yardbirds, que mudaram o nome para Led Zeppelin assim que o guitarrista integrou o grupo. Jimmy foi o autor de riffs que deram origem ao chamado Hard Rock, influenciando muitos artistas. Então, pela década de 80 o Led Zeppelin acabou, fazendo com que Page fizesse parceria com vários artistas pra garantir seu ganha-pão. Fez até um Acústico MTV, quando a MTV ainda era MTV.
Eric Clapton
Banda: Cream, anteriormente Yardbirds
País: Inglaterra
Estilo: Rock antigo
Título recebido: Slowhand, ou Deus da guitarra
Guitarra preferida: Blackie, nome carinhoso a sua Fender Stratocaster
Música característica: Tears in Heaven
Eric Clapton é um homem mundialmente famoso por... quase ninguém sabe que ele era guitarrista, pois seu nome ficou mais famoso que ele próprio. Eric começou a tocar guitarra desde cedo, até que na maioridade integrou o Yardbirds. Depois ele saiu do grupo por achar que o Yardbirds estava optando por um caminho mais Pop. Se bem que a banda se transformou em Led Zeppelin depois... mas isso é detalhe. Clapton depois do Yardbirds formou a banda Cream, onde foi nomeado o melhor guitarrista da Grã-Bretanha. Você leitor pode pensar consigo mesmo: "Ah, não é pra tanto...", e não era mesmo. Depois veio Hendrix para salvar a humanidade deste equívoco. Enquanto isso Clapton conseguia ter seu nome mais famoso que ele próprio, tocando com Lynyrd Skynyrd, Derek & The Dominos e outros.
Brian May
Banda: Queen
País: Inglaterra
Estilo: Rock
Título recebido: O guitarrista intelectual
Guitarra preferida: Red Special (criada pelo próprio)
Música característica: We will, we will rock you! TUM TUM TÁ!
Brian May é um raro exemplar de guitarrista que tem talento escolar, visto que a maioria dos músicos só se tornam músicos por falta de interesse na escola e só ter interesse em farrear. Brian é tão intelectual que se formou em ciências físicas e matemáticas, e até tinha começado a fazer um doutorado de astrofísica. Depois o seu sonho de ser músico falou mais alto, e começou a guitarrear no Queen, deixando sua vida pacata de nerd loser pra trás.
No final, Brian só serviu de apoio para a carreira de Freddie Mercury alavancar até ele ser o vanguardista do Movimento GLS. Brian é um caso de ofuscamento pela estrela maior: o vocalista da banda.
Joe Perry
Banda: Aerosmith
País: EUA
Estilo: Hard Rock
Título recebido: Guitarrista do Aerosmith (só é conhecido por isso)
Guitarra preferida: Gibson SG customizada
Música característica: Crazy, crazy, baby, I go crazy...
Joe Perry é outro guitarrista desconhecido e ofuscado pelo brilho do vocalista da banda, assim como Brian May. Foi Steven Tyler e seu bocão quem roubou a fama de Joe, mesmo tendo ido feio a vida inteira e com cara de velha nos anos seguintes. Fora tudo isso, Perry teve mais sorte que Brian May: ele é conhecido por ser o maior colecionador de guitarras customizadas, e tem até uma com o rosto de sua esposa Billie Perry. Joe também é conhecido pelo jogo Guitar Hero: Aerosmith, já que Joe é o guitarrista da parada.
Carlos Santana
Banda: Santana
País: México
Estilo: Rock e outros ritmos
Título recebido: O único músico mexicano de valor rockeiro
Guitarra preferida: PRS Santana II (guitarra própria)
Música característica: Well All Right
Diziam as más línguas que, por não haverem rockeiros mexicanos, éramos obrigados a aguentar o RBD, Thalía, Shakira (mesmo que ela seja colombiana) há um temp atrás. Diziam isso porque todos acham que Santana veio dos EUA com Jimi e outros como The Doors, Janis Joplin e o pessoal hippie. México não é um lugar muito True, não é? E deve ser por causa desse julgamento que Santana é um homem que está entre o Rock e o Pop, com parcerias variadas desde Kirk Hammett e Eric Clapton à Jennifer Lopez e Michael Jackson. Mas o seu lugar mesmo é no Rock, já que foi tocar no Festival de Woodstock e seu som não é nem um pouco pop. Santana tem apenas mente aberta, coisa que headbanger às vezes não consegue ter. É um exemplo louvável de artista, mas não muito aconselhável pelas críticas.
Slash
Banda: Guns N' Roses, atualmente Velvet Revolver
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O guitarrista mais estiloso do mundo
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Sweet Child O' Mine
Slash integrou o Guns N' Roses, e talvez tenha sido o primeiro guitarrista do mundo a ficar mais conhecido que o vocalista da banda. E não é pra menos: seu visual era composto por uma cartola grande, jaqueta, calça jeans apertada e um cabelão que escondia todo seu rosto. Mas seu visual era apenas uma das suas características, pois seu estilo se tocar era quase idêntico ao de Joe Perry, Jimmy Page e Brian May. Slash saiu do Guns por causa de desentendimentos com Paul Tobias, o músico recém-contratado por Axl Rose que Slash não se simpatizou, além de já estar cansado do ego de Axl. Depois de sua saída, Slash fundou o Slash's Snakepit, e a partir de 2004 formou o Velvet Revolver.
E além de tuudo isso, Slash é mais conhecido pelos jovens por causa da sua imagem ser usada no jogo Guitar Hero, e também ter duas músicas do Guns no repertório do jogo: "Welcome To The Jungle" e "Sweet Child O' Mine", ambas com grande presença dos solos de Slash. Parabéns (mentira).
Eddie Van Halen
Banda: Van Halen
País: Noruega
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: O melhor guitarrista da década de 80
Guitarra preferida: Superstrat
Música característica: Eruption
Eddie Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. É o líder da banda Van Halen, que tem como baixista o seu filho Wolfgang Van Halen e seu irmão baterista Alex Van Halen. Os primeiros CDs do Van Halen foram Van Halen I e Van Halen II, e em 1998 lançaram o oitavo disco Van Halen III e......... PUTAQUEPARIL! Cansei de falar Van Halen! Van Halen, Van Halen, Van Halen! Já tive o bastante de Van Halen por hoje! Agora este autor vai acabar de vez com Van Halen e não vai mais falar do Van Halen, nem do Eddie Van Halen, nem do Wolfgang Van Halen, nem do Jan Van Halen! Próximo guitarrista!
Joe Satriani
Banda: Deep Purple, atualmente é guitarrista solo
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O mestre jedi da guitarra
Guitarra preferida: Ibanez JS
Música característica: Smoke on the Water Summer Song
Joe Satriani foi um dos vários integrantes da banda Deep Purple, e também é conhecido como o Mestre Yoda da guitarra. Ele passou seu conhecimento aos maiores guitarristas do mundo e jedis: foi mestre de Alex Skolnick do Testament, mostrou suas técnicas a Kirk Hammett do Metallica, e ensinou Steve Vai a colocar cordas numa guitarra Floyd Rose - o que explica a amizade dos dois. Joe é tão fodão que não precisa de voz e nem nada nas suas músicas, só a bateria. E a melhor parte é que seu sucesso não foi perdido quando o Pop conseguiu dominar o mundo, mesmo que seus trabalhos sejam apenas instrumentais.
Uma vez Joe teve uma ideia genial de chamar Steve Vai para fazer um projeto paralelo chamado G3, onde Steve, Joe e mais algum guitarrista convidado fariam um trio de guitarristas em turnê pelo mundo. Um desses guitarristas convidados é o que está abaixo:
John Petrucci
Banda: Dream Theater
País: EUA
Estilo: Heavy Metal e Metal Melódico
Título recebido: O homem que aprendeu sozinho
Guitarra preferida: Ernie Ball Music Men
Música característica: Trial of Tears
John é um guitarrista que surgiu na cena do Progressivo, em meados dos anos DC com sua banda Dream Theater. Ele aprendeu a tocar guitarra sozinho, quando na sua infância não conseguia dormir por causa de sua irmã que ensaiava órgão. Com desejo de vingança, John pegou uma guitarra e começou a fazer uma guerra de barulhos com sua irmã, fazendo uma guerra que durou semanas. Ela só teve fim quando o espírito de Hendrix encarnou em John, o que o fez tocar uma nota tão ensurdecedora que quebrou todos os vidros da casa. Por causa disso John ficou proibído de tocar qualquer instrumento, enquanto sua irmã não recebeu nenhuma punição. O irmão mais velho é sempre o culpado mesmo.
Até que chegou o dia que Kevin Moore convidou Petrucci a participar de um projeto de aparelho doméstico parecido com Home Theater de uma banda chamada Dream Theater. Depois foi convidado a participar do G3 e atualmente continua quebrando vidros e outros materiais frágeis com seus solos vituosos.
Steve Vai
Banda: Freelancer profissional, mas já tocou com Whitesake, David Lee Roth e Frank Zappa
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O rei dos trocadilhos
Guitarra preferida: Ibanez JEM
Música característica: "Aonde quer que eu vá, levo você, no olhaaaaar..."
Steve nasceu com um destino de ouro: ser reconhecido por todos pelo seu trabalho. Foi participando com seu amigo Satriani da turnê de guitarristas G3 que ele conseguiu reconhecimento. Mas o que nenhuma Mãe Dinah esperava é que ele seria mais reconhecido ainda pelo sobrenome. O coitado se chama VAI. Muitas pessoas fazem trocadilhos infames com o nome dele, como:
- O Steve tem Ibanez, o Mel Gibson
- O Steve Vai cortar a grama, mas o André Matos
- O Steve Vai de Honda, a Daniele Suzuki.
- Steve é americano, e o Renato Russo.
- O Steve Vai casar ano que vem, mas a Marjorie Estiano.
- O Steve vai fazer o que a Betty Faria.
- Steve, Vaaaai!
Mas os verdadeiros fãs de Rock conhecem Steve pela suas obras, não pelos trocadilhos. Algumas músicas de Steve são, são, éé, são... tem uma que é..... éééé.... bom, tem aquela........ aquela lá..................... próximo guitarrista.
Yngwie Malmsteen
Banda: Carreirista solo
País: Suécia
Estilo: Metal e o que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: Um dos guitarristas mais posers virtuosos do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Black Star
Yngwie é sueco, tem um nome horrível, sempre foi fã do Deep Purple e de Ritchie Blackmore (um guitarrista do Deep que não listado até agora), e teve influência de vários artistas de Metal famosos, como Mozart, Divaldi e Beethoven. Isso o impulsionou a misturar a Música Clássica com o Rock, se espacializando na arte do Metal Melódico. Com esse estilo, Yngwie já fez várias disputas com Jens Johansson, ex-Stratovarius para testar os níveis de virtuosidade de suas habilidades.
Houve um momento na sua vida em que ele bateu seu carro e ficou 1 mês em coma, e perdeu o movimento das mãos. E pra completar esse momento feliz, o guitarrista recebeu a notícia de que sua mãe havia morrido de câncer. Essa foi a hora da música de Raul Seixas "Tente Outra Vez" entrar em ação. Yngwie recuperou o movimento das mãos e fez o disco "Odissey", o quarto de sua carreira solo. O disco não foi lá aquelas coisas, já que ficou com a sonoridade tão comercial quanto os discos seguintes, mas no 8º CD, Yngwie voltou ao normal. E neste meio tempo ele já ficou consagrado como um dos maiores guitarristas do mundo, e até convidado para integrar o G3, a banda provisória de um trio de guitarristas. A parceria de Yngwie, Satriani e Vai rendeu o disco "Rockin in the Free World", um clássico lembrado por muitos rockeiros.
E YNGWIE NÃO É POSER!
Kirk Hammett
Banda: Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: Um dos maiores guitarristas... você sabe.
Guitarra preferida: ESP KH-2
Música característica: Enter Sandman
Kirk era um guitarreiro que queria ser igual a Jimi ou Santana, mas como vemos hoje, não conseguiu. Mas pra compensar, Kirk teve umas aulinhas com Joe Satriani, e sempre buscou aperfeiçoar cada vez mais a sua habilidade, até isso se tornar obcessão, O músico chegava a desmontar todos os seus instrumentos à procura da arranhada perfeita. Esse distúrbio só acabou quando ele comprou sua Gibson Flying V. Depois ele resolveu trabalhar sério, e em 1982 fundou a banda Exodus.
Pensando que tudo nada podia melhorar, Kirk foi convidado a integrar o Metallica, e nem pensou duas vezes pra aceitar. A notícia ruim foi para o antigo guitarrista Dave Mustaine, que foi despedido da banda no mesmo dia da admissão de Kirk. O ex-guitarrista Mustaine saiu jurando vingança, mas isso é assunto pro próximo tópico. Enquanto isso, Kirk ajudou o Metallica a ser um dos 4 Grandes do Thrash Metal, junto com Slayer, Anthrax e Megadeth. Mas espere, o Megadeth foi fundado pelo guitarrista despedido Dave Mustaine. Será essa a vingança que ele tinha falado? Vamos ver:
Dave MustaineBanda: Megadeth, anteriormente Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal/Speed Metal
Título recebido: O precursor do Speed Metal
Guitarra preferida: Jackson Flying V
Música característica: Symphony of Destruction
Dave Mustaine começou com sua carreira de artista quando ouviu Iron Maiden pela primeira vez (o Iron realmente muda a vida das pessoas). Então pegou uma guitarra, usou-a, cresceu, e viu um anúncio no jornal escrito "precisa-se de guitarrista para integrar o Metallica". Dave circulou a página com uma caneta vermelha e procurou Lars Ulrich para acertar os detalhes para integrar a banda, que o recebeu de braços mais-ou-menos abertos. Isso porque Dave sempre chegava bêbado e drogado nos ensaios, atrapalhando o progresso da banda. A situação estava se tornando cada vez mais insuportável, até que Dave chegou drogado e bêbado numa festa do Metallica levando seu cachorro, que mastigou o estofamento do carro de Ron McGovney. Resultado: briga entre Ron e Dave, sobrando até pros outros integrantes da banda - inclusive pra James Hetfield, que levou um soco na cara do guitarrista, que disse que todos estavam maltratando o seu pobre cachorro. Essa foi a gota d'água para o Metallica, que acabou expulsando Dave da banda e colocando Kirk Hammett no seu lugar.
Dave jurou vingança ao Metallica e decidiu criar uma banda melhor do que a de seus inimigos. Assim surgiu Megadeth. E mostrando mesmo que eram inimigos, as duas bandas sempre trocavam provocações em entrevistas. Em uma, Dave falou que Kirk roubou o cargo dele de guitarrista, mas que pelo menos tinha catado a namorada dele antes. Em resposta, James decidiu provocar Dave mostrando uma sugestão de logotipo para o recém-formado Megadeth:
As briguinhas continuaram por anos, até que ela se perdeu pelo tempo. Hoje Dave pode falar com os integrantes do Metallica tranquilamente, e vice-versa. Logicamente nenhum dos dois lados tem vontade de fazê-lo, preferindo ficar na mesma de sempre.
Angus Young
Banda: AC/DC
País: Escócia
Estilo: Hard Rock, Rock N' Roll, precursor do Heavy Metal, ou o que você preferir
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do anos 70
Guitarra preferida: Gibson SG
Música característica: Back in Black
Angus Young e seu irmão Malcolm Young (calma, não é como o Van Halen) tiveram a ideia de formar uma banda com um título bizarro, AC/DC, que só os entendidos e fãs do AC/DC sabem o que significa. Os brasileiros leigos falaram que é "Antes de Cristo/Depois de Cristo". Os pastores calhordas que defendem a ideia de que o Rock é satânico disseram que é "Anti Christ/Devil's Child" (Anti Cristo/Crianças do Demônio). O verdadeiro significado é "Alternating Current/Direct Current" (corrente alternada/corrente contínua), sigla tirada de uma máquina de costura. Lugar bom pra nomear uma banda, não é?!
O AC/DC nasceu com cinco integrantes, mas a banda logo conheceu um problema que acontece com muitas outras: entra-e-sai de integrantes - por isso nenhum guitarrista do Iron Maiden, foi citado até agora - mas Angus não mudou. A consagração de Young estava por vir quando o vocalsta Bon Scott morreu por "aspiração pulmonar de vômito", ou seja, morte ao estilo Jimi Hendrix. O AC/DC estava quase desistindo de continuar, mas Scott com certeza ia querer que a banda continuasse. Então Angus inventou o riff mais conhecido do mundo: "Back in Black". A voz rouca-aguda do novo vocalista Brian Johnson com o riff de Angus Young foram a melhor parceria musical da história dos hits. "Back in Black" ficou conhecida até pelos hereges, e o AC/DC ficou rico e consagrado como uma das bandas mais fodonas do mundo.
Jack White
Banda: White Stripes
País: EUA
Estilo: Rock
Título recebido: O homem que salvou o Rock (até parece...)
Guitarra preferida: qualquer guitarra estranha
Música característica: Seven Nation Army
Jack White é um homem estranho: tem uma tara pelo vermelho, branco e preto e tem uma certa paixão pelo número 3. O número 3 está presente no White Stripes quando vemos que a banda só usa três cores (vermelho, branco e preto e que ela só reproduz 3 sons (voz, guitarra e bateria). Alguns se perguntam o que Meg White faz no White Stripes, pois Jack poderia muito bem fazer uma carreira solo. Alguns acreditam que Jack quer Meg perto dele por ela ser sua mulher, ou irmã, ou seu robô de estimação.
Bizarrices e teorias à parte, Jack é um dos melhores guitarristas do mundo, claro que não chega aos pés de Kirk Hammett ou Angus Young porque Jack toca Rock, e só. O crédito de Jack se dá pelos seus riffs marcantes de "Icky Thump", "Seven Nation Army", "Blue Orchid", "The Hardest Button to Button", e outros singles. Jack também pode ser considerado o último rockeiro do mundo, já que o mundo está dominado pelo Pop. Ele também não merece o título de salvador do Rock porque ele já morreu desde o ano 2000. Então deixe Jack White apenas como um dos melhores guitarristas do Novo Testamento.
Kurt Cobain
Banda: Nirvana
País: EUA
Estilo: Grunge
Título recebido: o Espírito Santo da Santíssima Trindade e Rei do Grunge
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Smells Like Teen Spirit
Kurt não é nem de longe um dos melhores guitarristas do mundo. Era só um viciado em heroína que tinha pouquíssimos neurônios bons pra fazer solos virtuosos. Mesmo assim, Kurt foi consagrado pela revista Rolling Stone como um dos melhores guitarristas do mundo (a mesma revista que financiou o ensaio sensual da banda emo Nx Zero).
Tudo bem, Kurt pode não ser um dos melhores guitarrista do mundo, mas os seus riffs são bem marcantes e conhecidos. Seu riff de Smells Like é tão conhecido quanto o de "Back in Black", "Smoke on The Water", "Iron Man", "I Love Rock And Roll", "Purple Haze", "Enter Sandman", "Give It Away", "Eye Of Tiger", "Sweet Child O' Mine", "Satisfaction", "Ace of Spades", "Aces High", "Seven Nation Army", "Free Bird" [...]
Paul Stanley
Banda: KISS
País: EUA
Estilo: Rock and roll all nite and party everyday
Título recebido: Starchild
Guitarra preferida: Gibson customizada
Música característica: Rock and Roll All Nite
Paul Stanley é o homem por trás da máscara de estrela, o criador dos riffs do KISS. Provavelmente você nem sabia que ele era ele, pois o KISS também teve um entra e sai de integrantes. Mas tudo ficou escondido graças às máscaras. Mas se você teve a sorte (ou azar) de vê-lo sem máscara, apresento-lhe Paul Stanley, leitor, leitor, Stanley. Mas recomendo uma coisa:
NÃO CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!
MEU DEUS! é melhor ele continuar de máscara!
O problema é que Paul fica esquecido na banda por causa de Gene Simmons, o baixista. Gene é quem tem a maquiagem melhor, que tem a língua de tamanduá e quem cospe sangue. E também quem tem o baixo em forma de macahdo, que depois se tornou um modelo de guitarra para o Guitar Hero. Por causa de Gene, ninguém sabe de Paul.
Andreas Kisser
Banda: Sepultura
País: Brasil
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: O melhor guitarrista brasileiro
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: TERRITOREHHHHHHHHH!!!
Andreas é foi dito como o maior guitarrista do Brasil, que sabe tocar até a música tema do programa Sílvio Santos no seu violão metalizado. Andreas coleciona em seu currículo várias parcerias, entre elas Edgard Escandurra do Ira!, Caetano Veloso (guitarra também serve pra fazer solo de MPB), Frejat, Clemente do Inocentes, Skank, entre outros. Mas o que tem a ver Caetano com Andreas? Acontece que todo guitarrista brasileiro tem influência de ritmos "raízes" como Bossa Nova e MPB. Os sertanejos, bregas e sambistas formaram a base para a virtuosidade no som de guitarristas brasileiros como Andreas (Roots Bloody Roots!). Mas você ainda pode pensar que MPB e Heavy Metal não combinam. Isso é perfeitamente normal, eu também não sei como um mesmo país pode ter Krisiun e Chiclete com Banana ao mesmo tempo, ou Angra e Kelly Key, ou Wanessa Camargo e Plebe Rude, Cidade Negra e Elba Ramalho, MV Bill e Vitor e Leo. Eu posso continuar essas comparações até amanhã, então antes que eu me empolgue, próximo guitarrista:
Daron Malakian
Banda: System Of A Down
País: EUA
Estilo: Nu Metal
Título recebido: Melhor guitarrista da virada do milênio
Guitarra preferida: Gibson Flying V
Música característica: Hypnotize
Daron é descendente de armênos da Armênia (O RLY? [2]), e seu estilo de tocar teve influência de Venom, Cannibal Corpse, Iron Maiden, White Zombie, Ozzy Osbourne, Motörhead, a fonte do mais puro True Heavy Metal. Daron apesar de integrar uma banda de Metal Alternativo como System, é ainda a banda menos herege das 5 Grandes do Nu Metal, que tem KoRn (imitação ruim de Heavy Metal), SlipKnot (imitação ruim de Death Metal), Evanescence (imitação ruim de Gothic Metal), e Linkin Park (imitação ruim de Rap. Nem Rock é!). Sua virtuosidade é comprovada quando vários alunos de violão tentam tocar "Aerials" e ralam muito pra conseguir. Ou seja: Daron é um dos poucos hereges desse mundo herege.
Kiko Loureiro
Banda: Angra
País: Brasil
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais épico do Reino em Brasa onde canta o dragão a flamejar
Guitarra preferida: Tagima K1
Música característica: Carry On
Kiko junto com sua banda Angra dos Reis surgiram em uma boa fase no Rock, pois aproveitaram a onda de grupos como Helloween e Gamma Ray que também faziam Power Metal. Ele ajudou a banda a incorporar estilos brasileiros à sonoridade, fazendo o Angra a ter personalidade, coisa difícil de ter com tantas bandas parecidas. E sem contar que, como bom guitarrista abençoado por Deus Metal, os solos de Kiko também conseguem quebrar vidros e materiais frágeis. Em uma gravação do show do "Rebirth World Tour: Live in São Paulo", Kiko conseguiu com seu solo de guitarra quebrar as lentes das câmeras digitais e os visores de celular do público. O público em vez de ficar bravo por ter perdido em média 7oo reais em equipamentos que quebraram, louvaram o Angra pelo som poderoso - depois de ter aceitado até o Angra ter feito 3 músicas-tema do Cavaleiros do Zodíaco....
Timo Tolkki
Banda: Revolution Renaissance, anteriormente Stratovarius
País: Finlândia
Estilo: Power Metal
Título recebido: O maior guitarrista, compositor e produtor da Finlândia (afinal, que outro homem FINLANDÊS tem essas três funções?)
Guitarra preferida: guitarras ESP
Música característica: Black Diamond
Timo Tapio Tolkki (TTT) é um guitarrista finlandês produtor e ainda compositor. Ou seja: foda (opinião não-pessoal). Timo também consegue além de quebrar vidros e materiais frágeis, os holofotes do seu próprio show (sorte que era dia). Mas como Timo é Timo, houve boatos de que a gargantilha de uma fã quebrou no show, e a gargantilha era de metal. Então é aconselhável não levar nada aos shows além de panos, borrachas e papel.
Mas houve um acontecimento que ninguém esperava: Timo foi diagnosticado com distúrbio bipolar, quando o Stratovarius estava em uma separação temporária. Timo teve recuperação rápida, antes que sua segunda personalidade quisesse fazer um seriado na Disney, como Hannah Montana. Hoje Timo é líder da banda Revolution Renaissance, mas continua fazendo seus solos com 346356 notas por milésimo e quebrando vidraças de edifícios vizinhos à gravadora.
Edu Ardanuy
Banda: Dr. Sin
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do Novo Testamento
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Fire
Mesmo que você seja um True Holy Headbanger, você pode nunca ter ouvido falar de Dr. Sin, isso é normal. A banda é tão underground que nem os próprios fãs conseguem achar as músicas pela internet (foi difícil até pra este autor achar uma imagem boa dele). A princípio parece uma banda boba. Pelo nome... qualquer um acharia. Depois alguém vê o 1º CD do Dr. Sin e vê as faixas "You Stole My Heart", "Emotional Catastrophe" e "Lonely World", é quase impossível não pensar que é uma banda emo. Mas felizmente não é, e o Brasil com certeza não precisa de mais um chorão como patrimônio musical. O Dr. Sin é mais conhecido MESMO pelo guitarrista Edu, que chega a ser tão bom quanto Kiko Loureiro.
Herman Li
Banda: DragonForce, anteriormente Demoniac
País: China
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais fodástico do Guitar Hero
Guitarra preferida: Joystick em forma de guitarra do Guitar Hero
Música característica: Through The Fire And Flames
Herman Li nasceu abençoado pelo Grande Dragão Místico Chinês, teve seu chakra interior elevado ao extremo, e seu talento artístico tomou proporções sobre-humanas. Então Deus Metal o chamou a caminhar em sua estrada de glória, e Herman integrou a banda de Black Metal Demoniac. Depois da entrada de Herman Li, o Demoniac ficou até mais melódico, adicionando riffs rápidos e poderosos. E devido à mudança de sonoridade comparado ao Black Metal tradicional, todos os integrantes (menos um) saíram do Demoniac e formaram o DragonHeart. Só que o recém-formado DragonHeart tinha descoberto que já existia uma banda made em Brasil com o mesmo nome, e o grupo de Li mudou o nome para DragonForce.
O reconhecimento de Herman veio mesmo com o jogo Guitar Hero, que tinha a música "Through The Fire And Flames", considerada por muitos fãs nerds e geeks a música mais chata e impossível do mundo de tocar. Na verdade o Guitar Hero até simplificou o solo virtuoso de Li, pois ele consegue tocar 4657896578910265899826598256288621 notas por segundo, conseguindo tocar o tema do PacMan, do Street Fighter 2, Final Fantasy MDCCXXXIV, Sonic, Zelda: Twilight Princess e God of War 3 ao mesmo tempo. E para tocar tudo isso, Li tem como inspiração o melhor guitarrista atual:
Chimbinha
Banda: Banda Calypso
País: Pará
Estilo: All The Metal Styles Of The World
Título recebido: O Deus da Guitarra
Guitarra preferida: Chimba Stratocaster
Música característica: Pra te esquecer ("To Forget You", música plagiada pelo Slipknot que nomeou "Before I Forget")
Chimbinha nasceu na República Separatista do Pará, onde era torturado auditivamente por ritmos caribenhos. Quando Chimbinha começou a tomar a música como profissão, ele escolheu a guitarra como seu instrumento, e viu que portava um grande poder nas mãos. Chimbinha conseguia tocar a guitarra tão rápido que alterava o tempo-espaço a sua volta, chegando rapidamente à velocidade da luz, e fazendo viagens no tempo. É por este motivo que Chimbinha é o maior guitarrista do mundo, pois consegue fazer viagens no tempo, tamanha sua velocidade e habilidade nas 6 cordas elétricas.
Com este grande poder nas mãos, Chimbinha aproveitou seu talento incomum e influenciou bandas que nasceram antes dele, deixando rastros de sua existência no passado. Algumas obras que ele fez:
- Chimbinha inventou a técnica No Hands, onde o guitarrista toca a guitarra sem as mãos (técnica também conhecida como "playback"). Ele até tentou ensinar o truque à Eric Clapton, mas este só conseguiu fazer o Slow Hand. Os únicos que aprenderam a técnica No Hands foram Júnior (a irmã siamesa de Sandy) e Kiko do KLB.
- "Through The Fire And Flames na verdade" é um cover da música "Chama Guerreira" do Calypso.
- O Calypso não tem nenhuma música do Guitar Hero porque Chimbinha usa muitas notas, umas 394858[...]326 por segundo, e seria impossível uma pessoa clicar todos aqueles botõezinhos do videogame. Os cartões de memória teriam 5474 terabytes.
O projeto que ficou no papel
- Chimbinha levou todas as práticas do Forró e o Sertanejo às bandas True Metal antigas, principalmente o visual. Vamos comprovar esse fato vendo fotos e exemplos:
1. Punks usavam calças apertadas...
e sertanejos também.
2. Os True Power Metal usam cabelo liso e comprido...
... até os mais devotos de Deus Metal...
... e os Forrozeiros também!
3. De onde você acha que o Manowar tirou a ideia de mostar o poder de Deus Metal através dos músculos?
De Zezé de Camargo!
- Chimbinha foi o precursor do Rock Progressivo. Você acha mesmo que aqueles velhos teriam a ideia de fazer músicas com 26 minutos de duração?
- Chimbinha quem tacou o morcego para Ozzy comer.
- Chimbinha ensinou um gato a tocar.
E esse gato toca tão bem quanto Santana.
- Chimbinha se casou com Joelma na mesma época em que fundou a banda de Brega Metal Cradle of Filth, deixando ela nas mãos de um poser qualquer (leia-se Dani Filth).
Grandes obras, hein? Mas algum esperto pensaria: "Se Chimbinha pode voltar ao passado mesmo, por que ele não evita tragédias, como a morte de Bon Scott, ou a morte de Kurt Cobain, não dava tanta droga pro Ozzy, por que não fez nada disso?" Simples responder: Chimbinha não quer causar um paradoxo temporal ou algum desastre no tempo-espaço. E também não gostaria da ideia de ser um Herói do Tempo como Link, o duende verde das séries Zelda.
***
Se não fosse pelos guitarristas citados acima (tirando 2 ou 3...), o Rock não teria alcançado o status que tem hoje, e não seria tão marcante sem aquele solo interminável, aqueles riffs marcantes, aquelas notas que formam uma sinfonia de sons que combinadas fazem a música aumentar o nível. Este autor fará uma continuação desse artigo depois, pois este já está muito grande, e levou 3 dias inteiros para informações serem buscadas e imagens pesquisadas. Foram horas de trabalho árduo... que valeram a pena.
Banda: The Jimi Hendrix Experience
País: EUA
Estilo: Rock Psicodélico
Título recebido: Melhor guitarrista do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Purple Haze
A história de Hendrix começou quando participava de bandas menos conhecidas, que serviram pra adquirir experiência como músico, além de ter recebido muita influência do Blues. Então o músico foi descoberto por Char Chandler do grupo The Animals, que ajudou Jimi a formar o The Jimi Hendrix Experience. Com o lançamento do CD "Are You Experienced?", Jimi Hendrix conseguiu sucesso e reconhecimento. E detalhe: o CD só não ficou em 1º lugar nas paradas porque os besouros Beatles já existiam.
A imagem de Jimi Hendrix foi imortalizada quando o músico foi convidado por Paul McCartney a tocar num festival em Londres. Neste dia Jimi tocou, fez seu barulho, e no final do show quebrou a sua guitarra lançando-a contra o chão. Este fato lhe rendeu fama pra ele mesmo e pro modelo da guitarra, que era justo uma Fender Stratocaster.
Depois de umas brigas internas, o Jimi Hendrix Experience se dissolveu, mas pouco tempo depois o músico formou uma nova banda chamada Gypsy Suns and Rainbows, e participou do famoso Festival de Woodstock. E muito tempo depois Jimi morreu aos 27 anos engasgado no próprio vômito, provocado por ninguém sabe o quê. Se quiser mais detalhes, leia A Maldição 27.
Jimmy Page
Banda: Led Zeppelin
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O cara
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Stairway to Heaven
Jimmy Page é tido como o criador do Rock britânico, influenciando todos os artistas que surgiram entre 1963 a 66. O músico havia sido convidado duas vezes a tocar com o Yardbirds, que já havia feito parceria com Page na produção do single "Beck's Bolero". Cedendo aos pedidos, Jimmy acabou entrando para o Yardbirds, que mudaram o nome para Led Zeppelin assim que o guitarrista integrou o grupo. Jimmy foi o autor de riffs que deram origem ao chamado Hard Rock, influenciando muitos artistas. Então, pela década de 80 o Led Zeppelin acabou, fazendo com que Page fizesse parceria com vários artistas pra garantir seu ganha-pão. Fez até um Acústico MTV, quando a MTV ainda era MTV.
Eric Clapton
Banda: Cream, anteriormente Yardbirds
País: Inglaterra
Estilo: Rock antigo
Título recebido: Slowhand, ou Deus da guitarra
Guitarra preferida: Blackie, nome carinhoso a sua Fender Stratocaster
Música característica: Tears in Heaven
Eric Clapton é um homem mundialmente famoso por... quase ninguém sabe que ele era guitarrista, pois seu nome ficou mais famoso que ele próprio. Eric começou a tocar guitarra desde cedo, até que na maioridade integrou o Yardbirds. Depois ele saiu do grupo por achar que o Yardbirds estava optando por um caminho mais Pop. Se bem que a banda se transformou em Led Zeppelin depois... mas isso é detalhe. Clapton depois do Yardbirds formou a banda Cream, onde foi nomeado o melhor guitarrista da Grã-Bretanha. Você leitor pode pensar consigo mesmo: "Ah, não é pra tanto...", e não era mesmo. Depois veio Hendrix para salvar a humanidade deste equívoco. Enquanto isso Clapton conseguia ter seu nome mais famoso que ele próprio, tocando com Lynyrd Skynyrd, Derek & The Dominos e outros.
Brian May
Banda: Queen
País: Inglaterra
Estilo: Rock
Título recebido: O guitarrista intelectual
Guitarra preferida: Red Special (criada pelo próprio)
Música característica: We will, we will rock you! TUM TUM TÁ!
Brian May é um raro exemplar de guitarrista que tem talento escolar, visto que a maioria dos músicos só se tornam músicos por falta de interesse na escola e só ter interesse em farrear. Brian é tão intelectual que se formou em ciências físicas e matemáticas, e até tinha começado a fazer um doutorado de astrofísica. Depois o seu sonho de ser músico falou mais alto, e começou a guitarrear no Queen, deixando sua vida pacata de nerd loser pra trás.
No final, Brian só serviu de apoio para a carreira de Freddie Mercury alavancar até ele ser o vanguardista do Movimento GLS. Brian é um caso de ofuscamento pela estrela maior: o vocalista da banda.
Joe Perry
Banda: Aerosmith
País: EUA
Estilo: Hard Rock
Título recebido: Guitarrista do Aerosmith (só é conhecido por isso)
Guitarra preferida: Gibson SG customizada
Música característica: Crazy, crazy, baby, I go crazy...
Joe Perry é outro guitarrista desconhecido e ofuscado pelo brilho do vocalista da banda, assim como Brian May. Foi Steven Tyler e seu bocão quem roubou a fama de Joe, mesmo tendo ido feio a vida inteira e com cara de velha nos anos seguintes. Fora tudo isso, Perry teve mais sorte que Brian May: ele é conhecido por ser o maior colecionador de guitarras customizadas, e tem até uma com o rosto de sua esposa Billie Perry. Joe também é conhecido pelo jogo Guitar Hero: Aerosmith, já que Joe é o guitarrista da parada.
Carlos Santana
Banda: Santana
País: México
Estilo: Rock e outros ritmos
Título recebido: O único músico mexicano de valor rockeiro
Guitarra preferida: PRS Santana II (guitarra própria)
Música característica: Well All Right
Diziam as más línguas que, por não haverem rockeiros mexicanos, éramos obrigados a aguentar o RBD, Thalía, Shakira (mesmo que ela seja colombiana) há um temp atrás. Diziam isso porque todos acham que Santana veio dos EUA com Jimi e outros como The Doors, Janis Joplin e o pessoal hippie. México não é um lugar muito True, não é? E deve ser por causa desse julgamento que Santana é um homem que está entre o Rock e o Pop, com parcerias variadas desde Kirk Hammett e Eric Clapton à Jennifer Lopez e Michael Jackson. Mas o seu lugar mesmo é no Rock, já que foi tocar no Festival de Woodstock e seu som não é nem um pouco pop. Santana tem apenas mente aberta, coisa que headbanger às vezes não consegue ter. É um exemplo louvável de artista, mas não muito aconselhável pelas críticas.
Slash
Banda: Guns N' Roses, atualmente Velvet Revolver
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O guitarrista mais estiloso do mundo
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Sweet Child O' Mine
Slash integrou o Guns N' Roses, e talvez tenha sido o primeiro guitarrista do mundo a ficar mais conhecido que o vocalista da banda. E não é pra menos: seu visual era composto por uma cartola grande, jaqueta, calça jeans apertada e um cabelão que escondia todo seu rosto. Mas seu visual era apenas uma das suas características, pois seu estilo se tocar era quase idêntico ao de Joe Perry, Jimmy Page e Brian May. Slash saiu do Guns por causa de desentendimentos com Paul Tobias, o músico recém-contratado por Axl Rose que Slash não se simpatizou, além de já estar cansado do ego de Axl. Depois de sua saída, Slash fundou o Slash's Snakepit, e a partir de 2004 formou o Velvet Revolver.
E além de tuudo isso, Slash é mais conhecido pelos jovens por causa da sua imagem ser usada no jogo Guitar Hero, e também ter duas músicas do Guns no repertório do jogo: "Welcome To The Jungle" e "Sweet Child O' Mine", ambas com grande presença dos solos de Slash. Parabéns (mentira).
Eddie Van Halen
Banda: Van Halen
País: Noruega
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: O melhor guitarrista da década de 80
Guitarra preferida: Superstrat
Música característica: Eruption
Eddie Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. É o líder da banda Van Halen, que tem como baixista o seu filho Wolfgang Van Halen e seu irmão baterista Alex Van Halen. Os primeiros CDs do Van Halen foram Van Halen I e Van Halen II, e em 1998 lançaram o oitavo disco Van Halen III e......... PUTAQUEPARIL! Cansei de falar Van Halen! Van Halen, Van Halen, Van Halen! Já tive o bastante de Van Halen por hoje! Agora este autor vai acabar de vez com Van Halen e não vai mais falar do Van Halen, nem do Eddie Van Halen, nem do Wolfgang Van Halen, nem do Jan Van Halen! Próximo guitarrista!
Joe Satriani
Banda: Deep Purple, atualmente é guitarrista solo
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O mestre jedi da guitarra
Guitarra preferida: Ibanez JS
Música característica: Smoke on the Water Summer Song
Joe Satriani foi um dos vários integrantes da banda Deep Purple, e também é conhecido como o Mestre Yoda da guitarra. Ele passou seu conhecimento aos maiores guitarristas do mundo e jedis: foi mestre de Alex Skolnick do Testament, mostrou suas técnicas a Kirk Hammett do Metallica, e ensinou Steve Vai a colocar cordas numa guitarra Floyd Rose - o que explica a amizade dos dois. Joe é tão fodão que não precisa de voz e nem nada nas suas músicas, só a bateria. E a melhor parte é que seu sucesso não foi perdido quando o Pop conseguiu dominar o mundo, mesmo que seus trabalhos sejam apenas instrumentais.
Uma vez Joe teve uma ideia genial de chamar Steve Vai para fazer um projeto paralelo chamado G3, onde Steve, Joe e mais algum guitarrista convidado fariam um trio de guitarristas em turnê pelo mundo. Um desses guitarristas convidados é o que está abaixo:
John Petrucci
Banda: Dream Theater
País: EUA
Estilo: Heavy Metal e Metal Melódico
Título recebido: O homem que aprendeu sozinho
Guitarra preferida: Ernie Ball Music Men
Música característica: Trial of Tears
John é um guitarrista que surgiu na cena do Progressivo, em meados dos anos DC com sua banda Dream Theater. Ele aprendeu a tocar guitarra sozinho, quando na sua infância não conseguia dormir por causa de sua irmã que ensaiava órgão. Com desejo de vingança, John pegou uma guitarra e começou a fazer uma guerra de barulhos com sua irmã, fazendo uma guerra que durou semanas. Ela só teve fim quando o espírito de Hendrix encarnou em John, o que o fez tocar uma nota tão ensurdecedora que quebrou todos os vidros da casa. Por causa disso John ficou proibído de tocar qualquer instrumento, enquanto sua irmã não recebeu nenhuma punição. O irmão mais velho é sempre o culpado mesmo.
Até que chegou o dia que Kevin Moore convidou Petrucci a participar de um projeto de aparelho doméstico parecido com Home Theater de uma banda chamada Dream Theater. Depois foi convidado a participar do G3 e atualmente continua quebrando vidros e outros materiais frágeis com seus solos vituosos.
Steve Vai
Banda: Freelancer profissional, mas já tocou com Whitesake, David Lee Roth e Frank Zappa
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O rei dos trocadilhos
Guitarra preferida: Ibanez JEM
Música característica: "Aonde quer que eu vá, levo você, no olhaaaaar..."
Steve nasceu com um destino de ouro: ser reconhecido por todos pelo seu trabalho. Foi participando com seu amigo Satriani da turnê de guitarristas G3 que ele conseguiu reconhecimento. Mas o que nenhuma Mãe Dinah esperava é que ele seria mais reconhecido ainda pelo sobrenome. O coitado se chama VAI. Muitas pessoas fazem trocadilhos infames com o nome dele, como:
- O Steve tem Ibanez, o Mel Gibson
- O Steve Vai cortar a grama, mas o André Matos
- O Steve Vai de Honda, a Daniele Suzuki.
- Steve é americano, e o Renato Russo.
- O Steve Vai casar ano que vem, mas a Marjorie Estiano.
- O Steve vai fazer o que a Betty Faria.
- Steve, Vaaaai!
Mas os verdadeiros fãs de Rock conhecem Steve pela suas obras, não pelos trocadilhos. Algumas músicas de Steve são, são, éé, são... tem uma que é..... éééé.... bom, tem aquela........ aquela lá..................... próximo guitarrista.
Yngwie Malmsteen
Banda: Carreirista solo
País: Suécia
Estilo: Metal e o que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: Um dos guitarristas mais posers virtuosos do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Black Star
Yngwie é sueco, tem um nome horrível, sempre foi fã do Deep Purple e de Ritchie Blackmore (um guitarrista do Deep que não listado até agora), e teve influência de vários artistas de Metal famosos, como Mozart, Divaldi e Beethoven. Isso o impulsionou a misturar a Música Clássica com o Rock, se espacializando na arte do Metal Melódico. Com esse estilo, Yngwie já fez várias disputas com Jens Johansson, ex-Stratovarius para testar os níveis de virtuosidade de suas habilidades.
Houve um momento na sua vida em que ele bateu seu carro e ficou 1 mês em coma, e perdeu o movimento das mãos. E pra completar esse momento feliz, o guitarrista recebeu a notícia de que sua mãe havia morrido de câncer. Essa foi a hora da música de Raul Seixas "Tente Outra Vez" entrar em ação. Yngwie recuperou o movimento das mãos e fez o disco "Odissey", o quarto de sua carreira solo. O disco não foi lá aquelas coisas, já que ficou com a sonoridade tão comercial quanto os discos seguintes, mas no 8º CD, Yngwie voltou ao normal. E neste meio tempo ele já ficou consagrado como um dos maiores guitarristas do mundo, e até convidado para integrar o G3, a banda provisória de um trio de guitarristas. A parceria de Yngwie, Satriani e Vai rendeu o disco "Rockin in the Free World", um clássico lembrado por muitos rockeiros.
E YNGWIE NÃO É POSER!
Kirk Hammett
Banda: Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: Um dos maiores guitarristas... você sabe.
Guitarra preferida: ESP KH-2
Música característica: Enter Sandman
Kirk era um guitarreiro que queria ser igual a Jimi ou Santana, mas como vemos hoje, não conseguiu. Mas pra compensar, Kirk teve umas aulinhas com Joe Satriani, e sempre buscou aperfeiçoar cada vez mais a sua habilidade, até isso se tornar obcessão, O músico chegava a desmontar todos os seus instrumentos à procura da arranhada perfeita. Esse distúrbio só acabou quando ele comprou sua Gibson Flying V. Depois ele resolveu trabalhar sério, e em 1982 fundou a banda Exodus.
Pensando que tudo nada podia melhorar, Kirk foi convidado a integrar o Metallica, e nem pensou duas vezes pra aceitar. A notícia ruim foi para o antigo guitarrista Dave Mustaine, que foi despedido da banda no mesmo dia da admissão de Kirk. O ex-guitarrista Mustaine saiu jurando vingança, mas isso é assunto pro próximo tópico. Enquanto isso, Kirk ajudou o Metallica a ser um dos 4 Grandes do Thrash Metal, junto com Slayer, Anthrax e Megadeth. Mas espere, o Megadeth foi fundado pelo guitarrista despedido Dave Mustaine. Será essa a vingança que ele tinha falado? Vamos ver:
Dave MustaineBanda: Megadeth, anteriormente Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal/Speed Metal
Título recebido: O precursor do Speed Metal
Guitarra preferida: Jackson Flying V
Música característica: Symphony of Destruction
Dave Mustaine começou com sua carreira de artista quando ouviu Iron Maiden pela primeira vez (o Iron realmente muda a vida das pessoas). Então pegou uma guitarra, usou-a, cresceu, e viu um anúncio no jornal escrito "precisa-se de guitarrista para integrar o Metallica". Dave circulou a página com uma caneta vermelha e procurou Lars Ulrich para acertar os detalhes para integrar a banda, que o recebeu de braços mais-ou-menos abertos. Isso porque Dave sempre chegava bêbado e drogado nos ensaios, atrapalhando o progresso da banda. A situação estava se tornando cada vez mais insuportável, até que Dave chegou drogado e bêbado numa festa do Metallica levando seu cachorro, que mastigou o estofamento do carro de Ron McGovney. Resultado: briga entre Ron e Dave, sobrando até pros outros integrantes da banda - inclusive pra James Hetfield, que levou um soco na cara do guitarrista, que disse que todos estavam maltratando o seu pobre cachorro. Essa foi a gota d'água para o Metallica, que acabou expulsando Dave da banda e colocando Kirk Hammett no seu lugar.
Dave jurou vingança ao Metallica e decidiu criar uma banda melhor do que a de seus inimigos. Assim surgiu Megadeth. E mostrando mesmo que eram inimigos, as duas bandas sempre trocavam provocações em entrevistas. Em uma, Dave falou que Kirk roubou o cargo dele de guitarrista, mas que pelo menos tinha catado a namorada dele antes. Em resposta, James decidiu provocar Dave mostrando uma sugestão de logotipo para o recém-formado Megadeth:
As briguinhas continuaram por anos, até que ela se perdeu pelo tempo. Hoje Dave pode falar com os integrantes do Metallica tranquilamente, e vice-versa. Logicamente nenhum dos dois lados tem vontade de fazê-lo, preferindo ficar na mesma de sempre.
Angus Young
Banda: AC/DC
País: Escócia
Estilo: Hard Rock, Rock N' Roll, precursor do Heavy Metal, ou o que você preferir
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do anos 70
Guitarra preferida: Gibson SG
Música característica: Back in Black
Angus Young e seu irmão Malcolm Young (calma, não é como o Van Halen) tiveram a ideia de formar uma banda com um título bizarro, AC/DC, que só os entendidos e fãs do AC/DC sabem o que significa. Os brasileiros leigos falaram que é "Antes de Cristo/Depois de Cristo". Os pastores calhordas que defendem a ideia de que o Rock é satânico disseram que é "Anti Christ/Devil's Child" (Anti Cristo/Crianças do Demônio). O verdadeiro significado é "Alternating Current/Direct Current" (corrente alternada/corrente contínua), sigla tirada de uma máquina de costura. Lugar bom pra nomear uma banda, não é?!
O AC/DC nasceu com cinco integrantes, mas a banda logo conheceu um problema que acontece com muitas outras: entra-e-sai de integrantes - por isso nenhum guitarrista do Iron Maiden, foi citado até agora - mas Angus não mudou. A consagração de Young estava por vir quando o vocalsta Bon Scott morreu por "aspiração pulmonar de vômito", ou seja, morte ao estilo Jimi Hendrix. O AC/DC estava quase desistindo de continuar, mas Scott com certeza ia querer que a banda continuasse. Então Angus inventou o riff mais conhecido do mundo: "Back in Black". A voz rouca-aguda do novo vocalista Brian Johnson com o riff de Angus Young foram a melhor parceria musical da história dos hits. "Back in Black" ficou conhecida até pelos hereges, e o AC/DC ficou rico e consagrado como uma das bandas mais fodonas do mundo.
Jack White
Banda: White Stripes
País: EUA
Estilo: Rock
Título recebido: O homem que salvou o Rock (até parece...)
Guitarra preferida: qualquer guitarra estranha
Música característica: Seven Nation Army
Jack White é um homem estranho: tem uma tara pelo vermelho, branco e preto e tem uma certa paixão pelo número 3. O número 3 está presente no White Stripes quando vemos que a banda só usa três cores (vermelho, branco e preto e que ela só reproduz 3 sons (voz, guitarra e bateria). Alguns se perguntam o que Meg White faz no White Stripes, pois Jack poderia muito bem fazer uma carreira solo. Alguns acreditam que Jack quer Meg perto dele por ela ser sua mulher, ou irmã, ou seu robô de estimação.
Bizarrices e teorias à parte, Jack é um dos melhores guitarristas do mundo, claro que não chega aos pés de Kirk Hammett ou Angus Young porque Jack toca Rock, e só. O crédito de Jack se dá pelos seus riffs marcantes de "Icky Thump", "Seven Nation Army", "Blue Orchid", "The Hardest Button to Button", e outros singles. Jack também pode ser considerado o último rockeiro do mundo, já que o mundo está dominado pelo Pop. Ele também não merece o título de salvador do Rock porque ele já morreu desde o ano 2000. Então deixe Jack White apenas como um dos melhores guitarristas do Novo Testamento.
Kurt Cobain
Banda: Nirvana
País: EUA
Estilo: Grunge
Título recebido: o Espírito Santo da Santíssima Trindade e Rei do Grunge
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Smells Like Teen Spirit
Kurt não é nem de longe um dos melhores guitarristas do mundo. Era só um viciado em heroína que tinha pouquíssimos neurônios bons pra fazer solos virtuosos. Mesmo assim, Kurt foi consagrado pela revista Rolling Stone como um dos melhores guitarristas do mundo (a mesma revista que financiou o ensaio sensual da banda emo Nx Zero).
Tudo bem, Kurt pode não ser um dos melhores guitarrista do mundo, mas os seus riffs são bem marcantes e conhecidos. Seu riff de Smells Like é tão conhecido quanto o de "Back in Black", "Smoke on The Water", "Iron Man", "I Love Rock And Roll", "Purple Haze", "Enter Sandman", "Give It Away", "Eye Of Tiger", "Sweet Child O' Mine", "Satisfaction", "Ace of Spades", "Aces High", "Seven Nation Army", "Free Bird" [...]
Paul Stanley
Banda: KISS
País: EUA
Estilo: Rock and roll all nite and party everyday
Título recebido: Starchild
Guitarra preferida: Gibson customizada
Música característica: Rock and Roll All Nite
Paul Stanley é o homem por trás da máscara de estrela, o criador dos riffs do KISS. Provavelmente você nem sabia que ele era ele, pois o KISS também teve um entra e sai de integrantes. Mas tudo ficou escondido graças às máscaras. Mas se você teve a sorte (ou azar) de vê-lo sem máscara, apresento-lhe Paul Stanley, leitor, leitor, Stanley. Mas recomendo uma coisa:
NÃO CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!
MEU DEUS! é melhor ele continuar de máscara!
O problema é que Paul fica esquecido na banda por causa de Gene Simmons, o baixista. Gene é quem tem a maquiagem melhor, que tem a língua de tamanduá e quem cospe sangue. E também quem tem o baixo em forma de macahdo, que depois se tornou um modelo de guitarra para o Guitar Hero. Por causa de Gene, ninguém sabe de Paul.
Andreas Kisser
Banda: Sepultura
País: Brasil
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: O melhor guitarrista brasileiro
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: TERRITOREHHHHHHHHH!!!
Andreas é foi dito como o maior guitarrista do Brasil, que sabe tocar até a música tema do programa Sílvio Santos no seu violão metalizado. Andreas coleciona em seu currículo várias parcerias, entre elas Edgard Escandurra do Ira!, Caetano Veloso (guitarra também serve pra fazer solo de MPB), Frejat, Clemente do Inocentes, Skank, entre outros. Mas o que tem a ver Caetano com Andreas? Acontece que todo guitarrista brasileiro tem influência de ritmos "raízes" como Bossa Nova e MPB. Os sertanejos, bregas e sambistas formaram a base para a virtuosidade no som de guitarristas brasileiros como Andreas (Roots Bloody Roots!). Mas você ainda pode pensar que MPB e Heavy Metal não combinam. Isso é perfeitamente normal, eu também não sei como um mesmo país pode ter Krisiun e Chiclete com Banana ao mesmo tempo, ou Angra e Kelly Key, ou Wanessa Camargo e Plebe Rude, Cidade Negra e Elba Ramalho, MV Bill e Vitor e Leo. Eu posso continuar essas comparações até amanhã, então antes que eu me empolgue, próximo guitarrista:
Daron Malakian
Banda: System Of A Down
País: EUA
Estilo: Nu Metal
Título recebido: Melhor guitarrista da virada do milênio
Guitarra preferida: Gibson Flying V
Música característica: Hypnotize
Daron é descendente de armênos da Armênia (O RLY? [2]), e seu estilo de tocar teve influência de Venom, Cannibal Corpse, Iron Maiden, White Zombie, Ozzy Osbourne, Motörhead, a fonte do mais puro True Heavy Metal. Daron apesar de integrar uma banda de Metal Alternativo como System, é ainda a banda menos herege das 5 Grandes do Nu Metal, que tem KoRn (imitação ruim de Heavy Metal), SlipKnot (imitação ruim de Death Metal), Evanescence (imitação ruim de Gothic Metal), e Linkin Park (imitação ruim de Rap. Nem Rock é!). Sua virtuosidade é comprovada quando vários alunos de violão tentam tocar "Aerials" e ralam muito pra conseguir. Ou seja: Daron é um dos poucos hereges desse mundo herege.
Kiko Loureiro
Banda: Angra
País: Brasil
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais épico do Reino em Brasa onde canta o dragão a flamejar
Guitarra preferida: Tagima K1
Música característica: Carry On
Kiko junto com sua banda Angra dos Reis surgiram em uma boa fase no Rock, pois aproveitaram a onda de grupos como Helloween e Gamma Ray que também faziam Power Metal. Ele ajudou a banda a incorporar estilos brasileiros à sonoridade, fazendo o Angra a ter personalidade, coisa difícil de ter com tantas bandas parecidas. E sem contar que, como bom guitarrista abençoado por Deus Metal, os solos de Kiko também conseguem quebrar vidros e materiais frágeis. Em uma gravação do show do "Rebirth World Tour: Live in São Paulo", Kiko conseguiu com seu solo de guitarra quebrar as lentes das câmeras digitais e os visores de celular do público. O público em vez de ficar bravo por ter perdido em média 7oo reais em equipamentos que quebraram, louvaram o Angra pelo som poderoso - depois de ter aceitado até o Angra ter feito 3 músicas-tema do Cavaleiros do Zodíaco....
Timo Tolkki
Banda: Revolution Renaissance, anteriormente Stratovarius
País: Finlândia
Estilo: Power Metal
Título recebido: O maior guitarrista, compositor e produtor da Finlândia (afinal, que outro homem FINLANDÊS tem essas três funções?)
Guitarra preferida: guitarras ESP
Música característica: Black Diamond
Timo Tapio Tolkki (TTT) é um guitarrista finlandês produtor e ainda compositor. Ou seja: foda (opinião não-pessoal). Timo também consegue além de quebrar vidros e materiais frágeis, os holofotes do seu próprio show (sorte que era dia). Mas como Timo é Timo, houve boatos de que a gargantilha de uma fã quebrou no show, e a gargantilha era de metal. Então é aconselhável não levar nada aos shows além de panos, borrachas e papel.
Mas houve um acontecimento que ninguém esperava: Timo foi diagnosticado com distúrbio bipolar, quando o Stratovarius estava em uma separação temporária. Timo teve recuperação rápida, antes que sua segunda personalidade quisesse fazer um seriado na Disney, como Hannah Montana. Hoje Timo é líder da banda Revolution Renaissance, mas continua fazendo seus solos com 346356 notas por milésimo e quebrando vidraças de edifícios vizinhos à gravadora.
Edu Ardanuy
Banda: Dr. Sin
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do Novo Testamento
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Fire
Mesmo que você seja um True Holy Headbanger, você pode nunca ter ouvido falar de Dr. Sin, isso é normal. A banda é tão underground que nem os próprios fãs conseguem achar as músicas pela internet (foi difícil até pra este autor achar uma imagem boa dele). A princípio parece uma banda boba. Pelo nome... qualquer um acharia. Depois alguém vê o 1º CD do Dr. Sin e vê as faixas "You Stole My Heart", "Emotional Catastrophe" e "Lonely World", é quase impossível não pensar que é uma banda emo. Mas felizmente não é, e o Brasil com certeza não precisa de mais um chorão como patrimônio musical. O Dr. Sin é mais conhecido MESMO pelo guitarrista Edu, que chega a ser tão bom quanto Kiko Loureiro.
Herman Li
Banda: DragonForce, anteriormente Demoniac
País: China
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais fodástico do Guitar Hero
Guitarra preferida: Joystick em forma de guitarra do Guitar Hero
Música característica: Through The Fire And Flames
Herman Li nasceu abençoado pelo Grande Dragão Místico Chinês, teve seu chakra interior elevado ao extremo, e seu talento artístico tomou proporções sobre-humanas. Então Deus Metal o chamou a caminhar em sua estrada de glória, e Herman integrou a banda de Black Metal Demoniac. Depois da entrada de Herman Li, o Demoniac ficou até mais melódico, adicionando riffs rápidos e poderosos. E devido à mudança de sonoridade comparado ao Black Metal tradicional, todos os integrantes (menos um) saíram do Demoniac e formaram o DragonHeart. Só que o recém-formado DragonHeart tinha descoberto que já existia uma banda made em Brasil com o mesmo nome, e o grupo de Li mudou o nome para DragonForce.
O reconhecimento de Herman veio mesmo com o jogo Guitar Hero, que tinha a música "Through The Fire And Flames", considerada por muitos fãs nerds e geeks a música mais chata e impossível do mundo de tocar. Na verdade o Guitar Hero até simplificou o solo virtuoso de Li, pois ele consegue tocar 4657896578910265899826598256288621 notas por segundo, conseguindo tocar o tema do PacMan, do Street Fighter 2, Final Fantasy MDCCXXXIV, Sonic, Zelda: Twilight Princess e God of War 3 ao mesmo tempo. E para tocar tudo isso, Li tem como inspiração o melhor guitarrista atual:
Chimbinha
Banda: Banda Calypso
País: Pará
Estilo: All The Metal Styles Of The World
Título recebido: O Deus da Guitarra
Guitarra preferida: Chimba Stratocaster
Música característica: Pra te esquecer ("To Forget You", música plagiada pelo Slipknot que nomeou "Before I Forget")
Chimbinha nasceu na República Separatista do Pará, onde era torturado auditivamente por ritmos caribenhos. Quando Chimbinha começou a tomar a música como profissão, ele escolheu a guitarra como seu instrumento, e viu que portava um grande poder nas mãos. Chimbinha conseguia tocar a guitarra tão rápido que alterava o tempo-espaço a sua volta, chegando rapidamente à velocidade da luz, e fazendo viagens no tempo. É por este motivo que Chimbinha é o maior guitarrista do mundo, pois consegue fazer viagens no tempo, tamanha sua velocidade e habilidade nas 6 cordas elétricas.
Com este grande poder nas mãos, Chimbinha aproveitou seu talento incomum e influenciou bandas que nasceram antes dele, deixando rastros de sua existência no passado. Algumas obras que ele fez:
- Chimbinha inventou a técnica No Hands, onde o guitarrista toca a guitarra sem as mãos (técnica também conhecida como "playback"). Ele até tentou ensinar o truque à Eric Clapton, mas este só conseguiu fazer o Slow Hand. Os únicos que aprenderam a técnica No Hands foram Júnior (a irmã siamesa de Sandy) e Kiko do KLB.
- "Through The Fire And Flames na verdade" é um cover da música "Chama Guerreira" do Calypso.
- O Calypso não tem nenhuma música do Guitar Hero porque Chimbinha usa muitas notas, umas 394858[...]326 por segundo, e seria impossível uma pessoa clicar todos aqueles botõezinhos do videogame. Os cartões de memória teriam 5474 terabytes.
O projeto que ficou no papel
- Chimbinha levou todas as práticas do Forró e o Sertanejo às bandas True Metal antigas, principalmente o visual. Vamos comprovar esse fato vendo fotos e exemplos:
1. Punks usavam calças apertadas...
e sertanejos também.
2. Os True Power Metal usam cabelo liso e comprido...
... até os mais devotos de Deus Metal...
... e os Forrozeiros também!
3. De onde você acha que o Manowar tirou a ideia de mostar o poder de Deus Metal através dos músculos?
De Zezé de Camargo!
- Chimbinha foi o precursor do Rock Progressivo. Você acha mesmo que aqueles velhos teriam a ideia de fazer músicas com 26 minutos de duração?
- Chimbinha quem tacou o morcego para Ozzy comer.
- Chimbinha ensinou um gato a tocar.
E esse gato toca tão bem quanto Santana.
- Chimbinha se casou com Joelma na mesma época em que fundou a banda de Brega Metal Cradle of Filth, deixando ela nas mãos de um poser qualquer (leia-se Dani Filth).
Grandes obras, hein? Mas algum esperto pensaria: "Se Chimbinha pode voltar ao passado mesmo, por que ele não evita tragédias, como a morte de Bon Scott, ou a morte de Kurt Cobain, não dava tanta droga pro Ozzy, por que não fez nada disso?" Simples responder: Chimbinha não quer causar um paradoxo temporal ou algum desastre no tempo-espaço. E também não gostaria da ideia de ser um Herói do Tempo como Link, o duende verde das séries Zelda.
***
Se não fosse pelos guitarristas citados acima (tirando 2 ou 3...), o Rock não teria alcançado o status que tem hoje, e não seria tão marcante sem aquele solo interminável, aqueles riffs marcantes, aquelas notas que formam uma sinfonia de sons que combinadas fazem a música aumentar o nível. Este autor fará uma continuação desse artigo depois, pois este já está muito grande, e levou 3 dias inteiros para informações serem buscadas e imagens pesquisadas. Foram horas de trabalho árduo... que valeram a pena.
A Guitarra Elétrica é um instrumento movido a eletrecidade (O RLY?!) que tem seis cordas. Ela é usada em todos os estilos musicais que não tem instrumentos acústicos, e muitas vezes é o instrumento que mais fica em destaque, sendo também o maior símbolo do Rock, já que 96% das pessoas quando ouvem a palavra "Rock" pensam numa Fender Stratocaster, o modelo de guitarra mais famoso do mundo (a guitarra ao lado).
A Fender Stratocaster foi projetada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e se tornou um ícone do Rock quando o guitarrista Jimi Hendrix começou a usá-la. Como Jimi era um grande músico na época, algumas pessoas e publicitários começaram a associar este modelo de guitarra ao Rock, fazendo a Stratocaster e a imagem da guitarra entrarem no sub-consciente humano e serem associadas ao Rock, fazendo este instrumento ser o ícone-mor do estilo.
Alguns músicos já deram suas opiniões sobre a Stratocaster, como Eric Clapton: "Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura" e Keith Richards: "Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo Fender, que fez este instrumento para tocarmos". Além disso a Fender é/foi usada por Maurice Gibb (Bee Gees), Adrian Smith (Iron Maiden), Alex Lifeson (Rush), David Gilmour (Pink Floyd), Dick Dale, George Harrison (The Beatles), Jeff Beck (Yardbirds), Jimmy Page (Led Zeppelin), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Keith Richards (Rolling Stones), Pete Townshed (The Who), Richie Sambora (Bon Jovi), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Steve Howe (YES), The Edge (U2), Tom Morello (Audioslave), Yngwie Malmsteen, etc.
A Fender Stratocaster foi projetada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e se tornou um ícone do Rock quando o guitarrista Jimi Hendrix começou a usá-la. Como Jimi era um grande músico na época, algumas pessoas e publicitários começaram a associar este modelo de guitarra ao Rock, fazendo a Stratocaster e a imagem da guitarra entrarem no sub-consciente humano e serem associadas ao Rock, fazendo este instrumento ser o ícone-mor do estilo.
Alguns músicos já deram suas opiniões sobre a Stratocaster, como Eric Clapton: "Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura" e Keith Richards: "Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo Fender, que fez este instrumento para tocarmos". Além disso a Fender é/foi usada por Maurice Gibb (Bee Gees), Adrian Smith (Iron Maiden), Alex Lifeson (Rush), David Gilmour (Pink Floyd), Dick Dale, George Harrison (The Beatles), Jeff Beck (Yardbirds), Jimmy Page (Led Zeppelin), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Keith Richards (Rolling Stones), Pete Townshed (The Who), Richie Sambora (Bon Jovi), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Steve Howe (YES), The Edge (U2), Tom Morello (Audioslave), Yngwie Malmsteen, etc.
Oração do Rock!
ORACAO DO ROCK
Rock nosso que estais na veia
Muito escutado seja vosso solo
Venha a nós o riff inteiro
Seja feito barulho a vontade
Assim em casa como nos shows
Musica boa de cada dia nos daí hoje
Perdoai nossas loucuras
Assim como perdoamos os pagodeiros e sertanejos
Com aquelas músicas horríveis
Não nos deixeis cair em funk carioca
E livrai-nos do axé
AMÉM
Rock nosso que estais na veia
Muito escutado seja vosso solo
Venha a nós o riff inteiro
Seja feito barulho a vontade
Assim em casa como nos shows
Musica boa de cada dia nos daí hoje
Perdoai nossas loucuras
Assim como perdoamos os pagodeiros e sertanejos
Com aquelas músicas horríveis
Não nos deixeis cair em funk carioca
E livrai-nos do axé
AMÉM
Frases do Rock N Roll
"Nós gostamos de ROCK e somos loucos Eles fazem besteiras e são normais Q vivam os loucos d boa cabeça pela metamorfose da vida s tornem MALUCO BELEZA!!"
Cazuza
Um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever, entrevistando gente que não sabe falar, para pessoas que não sabem ler.
Frank Zappa
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Martha Medeiros
Entre sexo e rock and roll , eu prefiro os dois , melhor fazer ouvindo .
Wesley moreira ( adrsims)
A vida não se resumi a sexo,drogas e rock n' roll!!!Quem disse? A vida é sua faça o que você quiser...
Rodrigo Reis
ORACAO DO ROCK
Rock nosso que estais na veia
Muito escutado seja vosso solo
Venha a nós o riff inteiro
Seja feito barulho a vontade
Assim em casa como nos shows
Musica boa de cada dia nos daí hoje
Perdoai nossas loucuras
Assim como perdoamos os pagodeiros e sertanejos
Com aquelas músicas horríveis
Não nos deixeis cair em funk carioca
E livrai-nos do axé
AMÉM
Fernanda Cristine Cunha
Tem alguma coisa que astros do rock não saibam.
Homer J Simpson
Os maiores shows de rock acontecem no céu.
João Vitor Rocha
"O Punk Rock está morto... E eu matei o maldito."
Billie Joe Armstrong
"O que eu não quero é não ser quem eu sou
Eu sou feliz, sambando assim meu rock and roll ..."
Fernanda Takai
Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido... e continuar seguindo em frente.
Rock Balboa
É necessário sempre acreditar que o sonho é possível
Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível
O tempo ruim vai passar, é só uma fase
e o sofrimento so aumenta mais a sua coragem...
Edy rock
"O que não nos mata só nos faz mais fortes."
Slipknot(banda de rock)(clássica)
Combinar rock com baião foi a fórmula certa pra chamar a atenção. Mas foi só o começo.
Raul Seixas
Amigos de verdade são como dedos: se precisar, você pode contar com eles.
Douglas Rafael
Não concordo com a frase sexo, drogas e rock n roll...Basta o Rock para sentirmos os mesmos efeitos das outras duas coisas!!!
Fabio Rock Ramos
Desejo aos meus amigos e inimigos o dobro que desejarem a mim.
Juliana Moura Juh.rock
Rock não eh apenas um estilo barulhento, eh uma relíquia musical...
Emy Radcliffe
"Sexo, drogas e Rock N' Roll, livre-se das drogas e você terá bastante tempo para os outros dois."
Steve Tyler, Ex-Aerosmith
"Rock and Roll não se aprende nem se ensina."
Raul Seixas
"Funciona assim: Pegue qualquer melodia seja ela qual for, Beethoven ou música Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de Rock N' Roll."
Frank Zappa
"Nós não somos arrogantes, nós só achamos que somos a melhor banda do mundo."
Noel Gallager, Oasis
E tem mais por vim!
Cazuza
Um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever, entrevistando gente que não sabe falar, para pessoas que não sabem ler.
Frank Zappa
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Martha Medeiros
Entre sexo e rock and roll , eu prefiro os dois , melhor fazer ouvindo .
Wesley moreira ( adrsims)
A vida não se resumi a sexo,drogas e rock n' roll!!!Quem disse? A vida é sua faça o que você quiser...
Rodrigo Reis
ORACAO DO ROCK
Rock nosso que estais na veia
Muito escutado seja vosso solo
Venha a nós o riff inteiro
Seja feito barulho a vontade
Assim em casa como nos shows
Musica boa de cada dia nos daí hoje
Perdoai nossas loucuras
Assim como perdoamos os pagodeiros e sertanejos
Com aquelas músicas horríveis
Não nos deixeis cair em funk carioca
E livrai-nos do axé
AMÉM
Fernanda Cristine Cunha
Tem alguma coisa que astros do rock não saibam.
Homer J Simpson
Os maiores shows de rock acontecem no céu.
João Vitor Rocha
"O Punk Rock está morto... E eu matei o maldito."
Billie Joe Armstrong
"O que eu não quero é não ser quem eu sou
Eu sou feliz, sambando assim meu rock and roll ..."
Fernanda Takai
Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido... e continuar seguindo em frente.
Rock Balboa
É necessário sempre acreditar que o sonho é possível
Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível
O tempo ruim vai passar, é só uma fase
e o sofrimento so aumenta mais a sua coragem...
Edy rock
"O que não nos mata só nos faz mais fortes."
Slipknot(banda de rock)(clássica)
Combinar rock com baião foi a fórmula certa pra chamar a atenção. Mas foi só o começo.
Raul Seixas
Amigos de verdade são como dedos: se precisar, você pode contar com eles.
Douglas Rafael
Não concordo com a frase sexo, drogas e rock n roll...Basta o Rock para sentirmos os mesmos efeitos das outras duas coisas!!!
Fabio Rock Ramos
Desejo aos meus amigos e inimigos o dobro que desejarem a mim.
Juliana Moura Juh.rock
Rock não eh apenas um estilo barulhento, eh uma relíquia musical...
Emy Radcliffe
"Sexo, drogas e Rock N' Roll, livre-se das drogas e você terá bastante tempo para os outros dois."
Steve Tyler, Ex-Aerosmith
"Rock and Roll não se aprende nem se ensina."
Raul Seixas
"Funciona assim: Pegue qualquer melodia seja ela qual for, Beethoven ou música Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de Rock N' Roll."
Frank Zappa
"Nós não somos arrogantes, nós só achamos que somos a melhor banda do mundo."
Noel Gallager, Oasis
E tem mais por vim!
Assinar:
Postagens (Atom)